Inicial

CIFA

Pastoral do Surdo

MISSÃO DA PASTORAL DO SURDO

A Pastoral do Surdo é uma ação da Igreja Católica que tem como princípio e fundamentação no próprio projeto de vida e da pessoa de Jesus Cristo relatada no texto de Marcos 7, 32-35, buscando a transformação e acessibilidade adequada a diversas realidades.

  • Anunciar Jesus Cristo às Comunidades de Surdos, presentes nos Regionais do Brasil através dos agentes de evangelização (catequistas e coordenadores);
  • Possibilitar aos surdos um espaço dentro da Igreja Católica, assumindo diversos serviços e de ministérios;
  • Dar testemunho de vida cristã dentro da Comunidade, buscando eliminar o preconceito, o individualismo e a discriminação, presente ainda hoje nas famílias, nas escolas, no mundo do trabalho e nas Igrejas;
  • Conhecer os meios de comunicação do surdo, particularmente a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), instrumento e mediação do diálogo com os outros e com Deus;
  • Respeitar a identidade e a cultura dos surdos brasileiros e de outras comunidades de surdos do mundo, a fim de valorizar a vida e todas as suas potencialidades.

A PASTORAL TEM COMO OBJETIVO ATUAR EM DIVERSAS ÁREAS:

Liturgia: Preparar celebrações e encontros de caráter espiritual.

Catequese: atuam na formação da pessoa surda, buscando maior conhecimento da palavra de Deus, pela preparação do batismo, eucaristia, crisma e curso de noivos e outros.

Juventude: atenção especial é dada aos jovens, por meio de encontros, caminhadas e momentos de lazer, permitindo que o jovem desenvolva sua própria espiritualidade.

Cultura: a Pastoral do Surdo se faz presente em eventos, exposições, danças e datas comemorativas.

Ação Social: atua na formação política, conscientizando a pessoa surda em relação a seus direitos e deveres na sociedade em que vive.