Inicial

CIFA

Vamos falar sobre surdez?

Vamos falar sobre surdez?

O mês de novembro marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, que ocorre dia 10, com atividades em todo País. De acordo à Organização Mundial da Saúde (OMS), a perda auditiva atinge cerca de 360 milhões de pessoas, independentemente da idade. Nesse contexto, a prevenção em anos iniciais é importante para identificar o mais cedo possível problemas auditivos que podem ser os causadores das dificuldades escolares e de aprendizagem da fala, leitura e escrita.

O Serviço de Audiologia da Clínica Especializada em Comunicação Frei Pacífico, em parceria com a Pequena Casa da Criança de Porto Alegre e a Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), realiza, desde 2010, Triagem Auditiva com o objetivo de identificar presença de alterações auditivas que possam prejudicar o aprendizado escolar.

Em 2018, recebemos, mediante autorização prévia dos responsáveis, 34 crianças, entre 5 e 6 anos, da Educação Infantil da Pequena Casa da Criança. Fizeram parte da equipe de avaliadores as Fonoaudiólogas Berenice Cavalheiro e Dóris C. Palma. Contamos com o auxílio de uma equipe de estagiários do 3º e 4° anos do curso de fonoaudiologia da UFCSPA.

Após a análise dos resultados, a Pequena Casa da Criança receberá a devolutiva da Triagem Auditiva deste ano. Os alunos que não passaram na triagem terão suas famílias notificadas e encaminhadas à Clínica, a fim de identificar ou descartar a alteração auditiva.

Fonoaudióloga Dóris C. Palma

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print