Inicial

CIFA

Triagem Auditiva em Crianças da Comunidade

Triagem Auditiva em Crianças da Comunidade

A Clínica Especializada em Comunicação Frei Pacífico, obra realizada pelas irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, através do Serviço de Audiologia, recebe desde 2011 alunos da Pequena Casa da Criança de Porto Alegre para participarem do Projeto de Triagem Auditiva.

A Triagem Auditiva é indicada para crianças com idade pré-escolar e tem como objetivo a prevenção e/ou detecção precoce de alterações auditivas, e que assim, possam ser encaminhadas para avaliação audiológica clínica e assistência médica.

Para que a criança ouvinte tenha um bom desenvolvimento da fala e linguagem, bem como no aprendizado escolar, é necessário que escute bem. A Triagem pode também ser realizada em crianças com trocas na fala e que estão no início do processo de alfabetização.

A equipe de avaliadores responsáveis pela Triagem Auditiva conta com as fonoaudiólogas Dóris C. Palma e Berenice Cavalheiro e seus respectivos estagiários voluntários.

O Projeto de Triagem Auditiva veio com o propósito de auxiliar as crianças dessa comunidade próxima. A parceria da Clinica com a Pequena Casa possibilita, através  da testagem, identificar, prevenir e tratar de forma gratuita problemas auditivos que possam ser causadores de atraso escolar recorrentes nesse local.

A Pequena Casa da Criança foi fundada em 15 de agosto de 1956 pela Irmã Nely Capuzzo, da Congregação Missionárias de Jesus Crucificado, uma Instituição de educação situada em Porto Alegre, no bairro Maria da Conceição que atende crianças e jovens em vulnerabilidade social.

Após a realização da triagem auditiva, a direção da Pequena Casa da Criança recebe um relatório, com a listagem dos alunos testados. Aqueles que não obtiveram êxito, têm suas famílias  orientadas a procurar o Serviço de Audiologia da Clínica Especializada em Comunicação Frei Pacífico para avaliação audiológica completa a fim de identificar ou descartar alteração auditiva. Com isso, os pais dessas crianças  tem a possibilidade de ingressar em um programa, também gratuito de estimulação de linguagem com uma das fonoaudiólogas da equipe.

Dóris C. Palma e Berenice Cavalheiro

Fonoaudiólogas

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print