Inicial

CIFA

Triagem Auditiva 2017

Triagem Auditiva 2017

O Serviço de Audiologia da Clínica Especializada em Comunicação Frei Pacífico, em parceria com a Pequena Casa da Criança de Porto Alegre e a Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), realizou nos dias 24, 25 de outubro e 1º de novembro de 2017, a 7ª edição do Projeto de Triagem Auditiva. Este projeto acontece todos os anos, com o objetivo de identificar presença de alterações auditivas que possam prejudicar o aprendizado escolar.

O mês de novembro marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez que ocorre dia 10, com atividades em todo País. De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a perda auditiva atinge cerca de 360 milhões de pessoas independentemente da idade. Nesse contexto, a prevenção, em anos iniciais, é importante para identificar o mais cedo possível possíveis problemas auditivos que podem ser os causadores das dificuldades escolares e de aprendizagem da fala, leitura e escrita. Com isso, a partir desse ano, a triagem auditiva aumentou seu caráter preventivo e passou a ser feita em crianças ainda menores, em relação aos anos anteriores.

O Serviço de Audiologia da Clínica Especializada em Comunicação Frei Pacífico recebeu, mediante autorização prévia dos responsáveis, 50 crianças, entre 5 e 6 anos, da Educação Infantil da Pequena Casa da Criança. Fizeram parte da equipe de avaliadores as Fonoaudiólogas Berenice Cavalheiro e Dóris C. Palma. Este ano contamos com o auxílio de uma equipe de estagiárias* do 3º ano do curso de fonoaudiologia da UFCSPA, em caráter de estágio voluntário. A triagem aconteceu em três dias distintos, sendo uma manhã, com a preceptoria da Fga. Berenice Cavalheiro e duas tardes, com a Fga. Dóris C. Palma.

Esse ano, tivemos uma demanda maior de crianças, portanto, além da presença da professora responsável, contamos com uma equipe de estagiárias. Na data agendada, enquanto as crianças aguardavam o atendimento, o grupo foi reunido em uma sala espaçosa destinada às atividades lúdicas, onde puderam desfrutar de um momento de recreação com brincadeiras e jogos, cantinho da leitura e do desenho, mediados pelas professoras e estagiárias responsáveis.

A Pequena Casa da Criança receberá a devolutiva e os resultados da Triagem Auditiva deste ano. Os alunos que não passaram na triagem, seja por alteração apresentada na meatoscopia ou por não responderem dentro do esperado na testagem, terão suas famílias notificadas. A partir disso, os responsáveis e as crianças serão encaminhadas à Clínica, passando pelo Serviço Social, pelo Médico Otorrinolaringologista e avaliação audiológica completa, a fim de identificar ou descartar a alteração auditiva.

  • Agradecimento especial á estagiária da Tais da Rosa de Oliveira que, além de participar do projeto, auxiliou organizando a equipe de apoio composta por:
  • Turno da manhã - Dandara Piloti, Helena Rosa, Iasmin Kasprczak, Tielly Lara, Renata Prates e Taís de Oliveira. Turno da tarde - Andressa Borbosa, Bruna da Silva, Luiza Menegaz, Luryane Ferreira, Mariane Fernandes, Rafaela Pagani e Raiane Pacheco,

A todas vocês, nosso muito obrigado. As estagiárias desse ano foram excelentes, tanto no empenho, trabalho em equipe, quando na sua prática de estágio e vivência com as crianças.

Fonoaudióloga Dóris C. Palma

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print