Inicial

CIFA

Seminário da Comunicação

Seminário da Comunicação

No dia vinte e cinco de agosto foi realizado, nas dependências da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, o XIV Seminário da Comunicação. Organizado pelo grupo de professores e Serviço de Supervisão Escolar, o encontro  teve como tema “O mundo escrito por suas próprias mãos”: uma  reflexão teórica e prática sobre a importância da escrita de sinais na alfabetização de surdos.

Para esse evento foram convidadas as palestrantes Juliane Emmert da Silva, professora da Língua de Sinais da nossa Escola, e Juliana de Oliveira Pokorski, professora da Língua de Sinais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Juliane Emmert palestrou sobre  “O Sistema Signwritting e a escrita da Língua de Sinais como ferramenta de aprendizagem para alunos surdos bilíngues”; Juliana Pokorski palestrou sobre “Alfabetização e letramento de surdos: a Libras sinalizada e escrita”. Participaram da mesa redonda de apresentação das práticas pedagógicas envolvendo a escrita de sinais os professores da Escola Fernando Fogaça, Priscila Bortoletti, Juliane Emmert e a professora/intérprete do Instituto Federal do Rio Grande do Sul  Janaína Viegas.

Os participantes do evento também puderam visitar as salas temáticas onde estavam expostos  os trabalhos realizados no primeiro semestre pelos alunos  da Educação Infantil ao 9º ano sobre os diferentes biomas brasileiros; nesses espaços receberam breves explicações dos alunos sobre o trabalho desenvolvido.  Teorias e práticas se misturaram nesse encontro para comprovar “a importância da escrita de sinais para a alfabetização de alunos surdos bilíngues”.

Clique aqui e confira as fotos do XIV Seminário da Comunicação.

                                                                                  Elisabete Magalhães - SSE

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print