Inicial

CIFA

Seminário da Comunicação

Seminário da Comunicação

No dia 09 de julho deste ano, na Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA), aconteceu mais uma edição do Seminário da Comunicação, com o tema “Aquisição da Língua de Sinais: da teoria à prática.

O principal objetivo deste evento é o de divulgar o trabalho realizado na Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, Clínica Especializada em Comunicação e Centro Social e, em especial, neste ano, em comemoração ao sexagésimo aniversário de nossa Instituição.

Nosso evento contou com a participação de muitos profissionais de diferentes locais e áreas de atuação e foi composto por praticamente três momentos fundamentais. O primeiro deles foi a instigante e esclarecedora palestra de nossa querida amiga e Fonoaudióloga Carina Rebello Cruz sob o título “Aquisição da Língua de Sinais por Crianças Surdas: a importância do início precoce” que prendeu a atenção de todos com suas palavras, troca de conhecimentos e considerações sobre este importante assunto.

Como destaque nossos convidados e funcionários foram surpreendidos com o lançamento do Vídeo Institucional que foi realizado pela Escola Frei Pacífico em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), produzido pela CO.DE/AUDIO E VÍDEO que emocionou à todos os presentes contando e apresentando um pouquinho desta caminhada de 60 anos.

Após este belo momento, houve a composição de uma mesa de trabalho sob o título “Aquisição da Língua de Sinais na Prática em Diferentes Contextos”. Este momento foi composto pelos profissionais da nossa Escola, Clínica e Centro Social, Andréia Didó, Juliane Emmert da Silva, Carine Mendes Gardin Diesel, Juliana Moraes Rocha, Jaqueline Pagote e nossa palestrante convidada Fonoaudióloga Carina Rebello Cruz, que demonstraram com muita clareza um pouco do trabalho realizado com nossos alunos surdos, pacientes e suas famílias, nos diferentes espaços que possuímos e disponibilizamos.

Durante todo o evento os participantes puderam conhecer um pouco do riquíssimo trabalho desenvolvido em nossa escola, desfrutando de alguns materiais confeccionados por nossos alunos durante as aulas de Artes, ministradas pelo professor Robson, material este que foi exposto e deixou o belo espaço cedido pela UFSCPA ainda mais bonito e colorido. Também contamos com a colaboração da Ouve Bem e apoio da Bie Livros.

Ao término deste Seminário, todos os participantes foram convidados para o almoço em comemoração aos 60 anos de nossa Escola, que será realizado no Salão Panorâmico da Paróquia Santo Antônio – Partenon no dia 03 de setembro deste ano.

Por fim, podemos afirmar, que todos os participantes saíram satisfeitos com tudo o que foi apresentado, pois o momento vivenciado foi muito mais que apenas um Seminário, mas sim uma troca de vivências e conhecimentos sobre a aquisição da Língua de Sinais.

Fonoaudióloga Thiauna Fraga Leão

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print