Inicial

CIFA

Palestra sobre Surdocegueira

Objetivando aprimorar o conhecimento em significativos temas, nossa Escola oportunizou aos seus educadores uma palestra sobre surdocegueira. Esta ocorreu no dia 09 de outubro e trouxe uma convidada muito especial. A quem, aqui, agradecemos pela oportunidade de conhecer e por sua disposição em compartilhar seu saber e experiência...

Palestra sobre Surdocegueira

Lesly Cristina da Luz, estudante de Letras/Libras no Instituto de Ensino Superior de Santa Catarina – Uniasselvi, apresentou o conceito que determina o surdocego, falou da sua própria experiência de vida, das formas usadas para a comunicação e as causas dessa deficiência.

A Surdocegueira, que pode ser congênita ou adquirida, é uma deficiência que apresenta perdas auditivas e visuais, levando a pessoa a desenvolver diferentes formas de comunicação para entender e interagir com a sociedade. Uma das alternativas de comunicação consiste no sistema Tadoma. Nessa técnica a pessoa utiliza as mãos para sentir os movimentos da boca, do maxilar e a vibração da garganta do falante, e assim consegue interpretar o que é dito.

Crianças com surdo-cegueira costumam apresentar problemas na comunicação e na mobilidade. Podem, também, demonstrar reações de isolamento ou ser hiperativas. Por isso, contar com o atendimento educacional especializado (AEE) é primordial para a inclusão, para melhora da qualidade de vida e para a orientação dos educadores.

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print