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CIFA

Oficina “Lavagem de mãos e Alimentação saudável"

Atendimento em Grupo para Alunos Surdos da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico.

Oficina “Lavagem de mãos e Alimentação saudável

No dia 3 de maio, seguindo o assunto “Higiene corporal” – tema tratado pelos estagiários de fonoaudiologia em aula expositiva, desenvolveu-se, em conjunto ao grupo de Oralização, duas oficinas sobre a conscientização da lavagem de mãos e a alimentação saudável. Atividades realizadas em virtude da grande preocupação com a transmissão da Gripe e o adequado desenvolvimento craniofacial e nutricional dos alunos.

Na primeira oficina solicitou-se que cada aluno lavasse suas mãos e antebraços utilizando, ao invés do sabonete e da água, um pedaço de massinha Amoeba. Observou-se grande interesse dos alunos na manipulação desta massinha, os quais, além da dinâmica proposta, realizaram brincadeiras de esticar e moldar o material de diferentes formas. A estagiária em fonoaudiologia Laura Burkhard, após término da lavagem dos alunos, demonstrou a técnica de lavagem das mãos com orientações, traduzidas para LIBRAS pela Fonoaudióloga Virgínia Leão Schell, durante a qual houve contribuição de todos os alunos por meio de atenção focalizada e comentários sobre a utilização controlada da água.

Na segunda oficina propôs-se, inicialmente, o conhecimento de três consistências alimentares – sólido, líquido e pastoso, e, para realizar essa atividade o grupo foi dividido em duplas conforme sorteio. Solicitou-se que cada dupla trouxesse exemplo de alimentos saudáveis na consistência que haviam sorteado e, neste momento, fez-se necessária a explicação das palavras “sólido” e “pastoso” para execução da atividade. Todos os alunos, conforme solicitados, trouxeram abundantes exemplos de alimentos saudáveis classificando-os corretamente de acordo com as suas consistências. No decorrer desta atividade apresentou-se alimentos de diferentes consistências (cenoura crua, maça, iogurte, papinha de banana e suco) e desafiou-se os alunos a escolherem individualmente um alimento e classifica-lo de acordo com a sua consistência. Ao término desta atividade convidou-se os alunos a degustarem os alimentos, afim de promover a estimulação e fixação dos conhecimentos adquiridos aos sentidos utilizados na alimentação: visão, paladar, olfato e tato. Foi possível observar grande adesão dos alunos a esta atividade por meio de múltiplos e construtivos comentários, grande interesse em compreender a importância das diferentes consistências alimentares no crescimento craniofacial e prolongada permanência de alunos na sala, mesmo após o término do horário da atividade. 

Laura Fabiana Burkhard – Acadêmica de Fonoaudiologia UFCSPA

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