Inicial

CIFA

Meu Personagem Favorito 2

A História por trás dos personagens!

Meu Personagem Favorito 2

Com a chegada do segundo semestre de 2017, dentro do atendimento em grupo para alunos surdos da Escola Frei Pacífico, iniciamos a segunda fase do Projeto Meu Personagem Favorito. O projeto tem possibilitado novos desafios, descobertas e reflexões frente à língua de sinais, a língua portuguesa escrita e o mundo. As atividades foram desenvolvidas e interligadas ao tema. Os novos personagens foram escolhidos e definidos por cada aluno, de acordo com sua preferência ou identificação pessoal, sem que houvesse interferência da fonoaudióloga mediadora, Dóris C. Palma ou das estagiárias do curso de fonoaudiologia da UFCSPA, Vânia Ruiz e Tamires Vasco.

Na primeira etapa, realizamos a eleição dos novos personagens, o trabalho de pesquisa e a ampliação da produção escrita. Em língua de sinais, cada aluno explicou o porquê de sua escolha, soletrou o nome e mostrou o sinal de seu personagem. Todos foram fotografados. As fotografias foram impressas e ao lado havia um espaço para a produção escrita que poderia ser um sentimento que tivesse ligação com a imagem ou descrição das características específicas do seu personagem. A partir desse material, foi elaborado um clipe surpresa, com fotos dos alunos, suas produções escritas e flashs de filmes ou desenhos com todos os personagens. Nesse dia, fizemos a sessão de cinema, na sala de vídeo. Foi muito interessante observar a reação de cada aluno e todos participaram efetivamente desse momento. As alunas da UFCSPA apresentaram um breve histórico sobre cada personagem que, foi traduzido na língua de sinais pela fonoaudióloga Virgínia Schell. Os alunos puderam expressar seus sentimentos e opiniões em relação as suas escolhas No final da apresentação foi realizada atividade escrita, no quadro para escrever em língua portuguesa (L2) o nome do personagem e sua parte favorita da apresentação.

O Projeto Meu Personagem Favorito permitiu gerenciar o interesse do grupo, fazendo com que todos os alunos participassem efetivamente de forma a unir aprendizado com diversão. Através de assuntos de seus interesses, foi possível estimular a comunicação e a expressão, tanto em L1 (libras) quanto em L2 (português escrito).

Clique aqui e confira o vídeo.

Texto: Vânia Carolina Devitte Ruiz. Revisão e edição: Fga. Dóris C. Palma

Colaboração graduandas da UFCSPA:  Tamires Q Vasco, Vânia Ruiz.

Fotos e vídeos: Raphael Monteiro Lompa.

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print