Inicial

CIFA

Fono em Grupo

Atendimento Fonoaudiológico em Grupo para Alunos Surdos na Escola Frei Pacífico.

Fono em Grupo

Ocorreu no dia 25/04/17, no centro social da Escola Frei Pacífico, a atividade coletiva, em formato de palestra. Foram reunidos, no mesmo espaço, os grupos mediados pelas fonoaudiólogas Dóris C. Palma, Fabiane Zanini e Virgínia Schell e o grupo mediado pelas psicólogas Flávia Ferreira e Juliana Rocha.

A atividade também faz parte do projeto de iniciação à docência de desenvolvimento de objetos de aprendizagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). As alunas Amanda Lucas, Karoline Quaresma, Isabela Moreira dos Santos e Lisiane Alves, do 4° ano do curso de fonoaudiologia da UFCSPA, apresentaram ao grande grupo de alunos surdos, de 5 ° ao 8° ano, pequenos vídeos que fazem parte do módulo de ensino à distância. Os vídeos tinham como temática a violência e o diferencial da atividade realizada foi a presença, nesses vídeos, de uma intérprete de libras e o respectivo texto em português, apresentado simultaneamente com a tradução para a língua de sinais.

O programa visa o acesso à educação por todos e pretende se adaptar aos seus usuários.

Após a apresentação dos vídeos, os alunos puderam discutir a respeito, e contaram com auxilio da Fonoaudióloga Fabiane Zanine que intermediou as estagiárias e os alunos, através da tradução e interpretação para que os alunos surdos pudessem responder a um questionário. Fonoaudiólogas e psicólogas também participaram da discussão e fizeram suas pontuações. Este trabalho contou, também, com um momento para sugestões, vindas de alunos e fonoaudiólogas, para possíveis modificações e adaptações a fim de auxiliar o processo de acessibilidade.

Fga. Dóris C. Palma

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print