Inicial

CIFA

Atendimento em Grupo para Alunos Surdos

Atividade Coletiva: Palestra “Hábitos de Higiene – Ser Humano e Saúde". Notícia sobre Atendimento em Grupo para Alunos Surdos da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico.

Atendimento em Grupo para Alunos Surdos

A atividade coletiva tem o molde de palestra, é oferecida a todos os alunos do 5º ao 9º ano, que participam dos grupos, tanto de fonoaudiologia quanto de psicologia e foi realizada no dia 19 de abril de 2016, com o tema “Hábitos de Higiene – Ser Humano e Saúde".

O assunto elegido surge de acordo com a demanda apresentada pelos grupos e parte do centro de interesse dos alunos, no momento.

Os estudantes, Bruna, Laura e Lucas, do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) que realizam estágio semestral curricular de Fonoaudiologia em Grupos na Escola Especial para Surdos Frei Pacifico, preparam a palestra de acordo com o tema elegido e apresentaram em um momento onde todos os grupos estavam reunidos em um mesmo espaço – o centro social.

Para este momento, contamos a interpretação da Fga. Fabiane Zanini. Todas as fonoaudiólogas que são preceptoras desse estágio, auxiliaram na interpretação para a língua de sinais do que é apresentado, seja em atividades coletivas, ou práticas em seus respectivos grupos. Além da palestra escrita, com tradução simultânea para a língua de sinais, vídeos e imagens enriquecem o tema abordado e são projetados em um telão.

Após a explanação, é possível propor um debate entre os alunos surdos, onde podem expor suas opiniões e fazer perguntas. Como o tema é previamente sugerido pelos alunos surdos e parte do centro de interesse deles, propicia uma participação efetiva de todos.

No dia 26 de abril, cada fonoaudióloga e seu respectivo estagiário, retomaram em seu grupo, o tema abordado na palestra da semana anterior. Foi feito um varal onde através de figuras, os alunos deveriam relacionar hábitos de higiene às necessidades diárias.

Estagiárias do Curso de Fonoaudiologia da UFCSPA: G4 formado por Bruna Santos Sant´anna, Laura Burkhard e Lucas Padilha Bochi Luz.

Fonoaudiólogas: Carolina Carneiro Farias, Dóris C. Palma, Fabiane Zanini, Thiauna Fraga Leão e Virgínia Leão Schell.

Psicólogas: Flávia Ferreira e Juliana Moraes Rocha.

Fga. Dóris C. Palma

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print