Inicial

CIFA

Atendimento em Grupo Alunos Frei Pacífico

A atividade coletiva tem o molde de palestra e é oferecida a todos os alunos do 5º ao 9º ano, que participam dos grupos, tanto de fonoaudiologia quanto de psicologia. No final do mês de março e início de abril, os grupos participaram das atividades coletivas, juntamente com suas respectivas preceptoras e estagiária(s).

Atendimento em Grupo Alunos Frei Pacífico

O tema abordado foi a alimentação saudável. A atividade teve início com o plantio de feijões, para que os brotos fossem germinados e posteriormente plantados. Os alunos puderam experenciar, de maneira concreta, as etapas e todo o processo de desenvolvimento da planta. Cada grupo ficou responsável pelas mudas, e depois pelo vaso onde foi feito o plantio coletivo. Ao longo dos encontros, puderam acompanhar de perto o processo até a colheita. Todos os alunos participaram ativamente.

Em outro momento, os grupos foram reunidos em uma sala, onde os estagiários do curso de fonoaudiologia, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), apresentaram a palestra sobre Alimentação Saudável. Os alunos surdos receberam informações importantes sobre o tema abordado.

A atividade atingiu o seu objetivo principal de transmitir conhecimento quanto ao processo de germinação e crescimento de um grão de feijão, brotando e gerando um alimento saudável.

É importante salientar que todos os estagiários se empenharam em comunicar-se através da língua brasileira de sinais. Esse ponto foi de fundamental importância para a comunicação entre surdos e ouvintes, facilitando a atenção pelo tema, despertando a participação dos alunos, que demonstraram interesse em debater e manifestar suas opiniões.

 

Fonoaudiólogas: Dóris C. Palma, Fabiane Zanini, Thiauna Fraga Leão e Virgínia Leão Schell.

Psicólogas: Flávia Ferreira e Juliana Moraes Rocha.

Texto Fga. Dóris C. Palma.

Colaboradoras: Jennifer Alvares Trindade, Thayze Maria Marques Torbes e Marina Dias Cavalheiro (estagiárias do curso de fonoaudiologia UFCSPA)

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print