Inicial

CIFA

Atendimento em Grupo

Notícia sobre Atendimento em Grupo para Alunos Surdos da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico.

Atendimento em Grupo

Notícia sobre Atendimento em Grupo para Alunos Surdos da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico.

A atividade coletiva tem o molde de palestra e é oferecida a todos os alunos do 5º ao 9º ano, que participam dos grupos, tanto de fonoaudiologia quanto de psicologia. No dia 14 de junho de 2016, todos os grupos estavam reunidos em um mesmo espaço – o centro social. Os estagiários do curso de fonoaudiologia, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), apresentaram a palestra com o assunto Alimentação: o que devemos comer e como devemos comer?

O primeiro momento foi dedicado à palestra dos estagiários que sinalizaram e contaram com o suporte da Fga. Carolina Carneiro na tradução para a língua de sinais. Após a explanação, foi possível propor um debate entre os alunos surdos, onde puderam expor suas opiniões e fazer perguntas. Como o tema foi previamente sugerido pelos próprios alunos surdos e partiu do centro de interesse deles, propiciando uma participação efetiva de todos.

O segundo momento foi dedicado à atividade prática relacionada para fixar os conhecimentos adquiridos. Os estagiários elaboraram a temática, mediante orientações de suas preceptoras, e trouxeram, para o grande grupo de alunos, estes dois momentos.

Sobre o tema abordado:

A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem. Para isso, é preciso uma mudança de comportamento mediante orientações nutricionais específicas, com profissional habilitado. O indivíduo passa a conhecer e incorporar hábitos alimentares saudáveis no seu dia-a-dia. Comer certo não consiste em deixar de comer tudo o que se gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Alimentar-se bem é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada. A alimentação não deve ser imposta como um cardápio fixo e sem alterações. Ela deve compreender um conjunto de alimentos saudáveis que dão prazer, que estejam culturalmente ligados ao indivíduo. Tudo isso com o equilíbrio necessário e, claro, com muito bom senso. É importante, também, associar reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos. Aliás, está comprovado que melhora e prolonga a qualidade de vida.

Estagiários do Curso de Fonoaudiologia da UFCSPA: G4 formado por Bruna Santos Sant´anna, Laura Burkhard e Lucas Padilha Bochi Luz.

Fonoaudiólogas: Carolina Carneiro Farias, Dóris C. Palma, Fabiane Zanini, Thiauna Fraga Leão e Virgínia Leão Schell.

Psicólogas: Flávia Ferreira e Juliana Moraes Rocha. 

Fga. Dóris C. Palma

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print