Inicial

CIFA

12° Conferência da Criança e do Adolescente

“A ela não podemos responder ‘amanhã’ Seu nome é hoje.”

12° Conferência da Criança e do Adolescente

Com a citação do poema de Gabriela Mistral, a presidente do CMDCA, Carolina Aguirre, deu o tom da 12° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu no Instituto Mont’Serrat, nos dias 14 e 15 de março. O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente (CMDCA) e Fórum de Entidades com apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e contou com a participação de cerca de 500 crianças e adolescentes.

Durante dois dias, os educandos participaram de discussões sobre suas necessidades e demandas. Os delegados escolhidos na 11° Pré-Conferência votaram propostas e reivindicações para serem entregues na Conferência Estadual, que acontecerá em maio. Sob o tema "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade", os presentes discutiram o protagonismo da juventude nas decisões sobre seus futuros e das políticas públicas. Dentre as reivindicações mais marcantes, crianças destacaram falta de representação e adolescentes pleitearam mais tempo de fala e oportunidades de escuta.

Allyson, Gabriela, Kamila, Ketlin, Vitória e Yasmim representaram nossa escola e a Região Partenon como Delegados e Suplentes. Ketlin e Yasmin foram escolhidas como Suplentes para a Conferência Estadual e reivindicaram, no palco, direitos e acessibilidade para a comunidade surda e discutiram sobre os problemas que a Comunidade Surda Escolar vem enfrentando, devido ao bloqueio do vale transporte gratuito. Lutar por direitos nunca é em vão, e o protagonismo de nossos educandos ainda vai nos dar muito orgulho.

 

Parabéns, queridas e querido, por seu engajamento!

Agora, nos vemos na Conferência Estadual.

 

# EducaçãoqueTransforma 

#AmorqueTransborda







Algumas informações foram retiradas de https://prefeitura.poa.br/smds/noticias/cerca-de-500-jovens-participam-da-12a-conferencia-municipal-da-crianca-e-do

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print